As várias faces do origami

01:15 / Postado por Peterson /

Como toda arte que se desenvolve durante muito tempo, o origami ganhou novas técnicas e formas de dobrar. Além disso, com o uso de cortes e colagem, o leque de possibilidades criativas se tornou ainda maior. Dentre tantas técnicas e modalidades, as que mais chamaram minha atenção foram a Kusudama, Modular, Bill Folding, Aerogami, Oribana e o Kirigami.

Origami Modular
Um origami é chamado de modular quando é construído a partir de vários pedaços. Assim, o origamista dobra pequenas peças para posteriormente encaixa-las formando o origami desejado. Esta técnica é muito usada para criar origamis grandes e complexos.

Origami Kusudama
O kusudama é uma modalidade de origami criada como enfeite para festas e ocasiões especiais. Ele faz uso da técnica do origami modular para possibilitar a introdução de ervas aromáticas em seu interior. Nos seus primórdios, o origami kusudama estava associado com a cura e ervas medicinais, por causa disso, acabou ganhando este nome. Kuso, que significa remédio, e dama, que significa bola.

Origami Bill Folding
Também conhecido como origami Dollar Bill Folding, esta modalidade de origami consiste em usar notas de dinheiro para criar suas peças de arte. Ao que me parece, ela se tornou muito popular nos Estados Unidos e depois ganhou o mundo. Acho que nem é preciso mencionar que os praticantes desta modalidade evitam cortar e fazer colagens com seus papéis…

Origami Aerogami
Esta é a modalidade de origami que mais gosto, principalmente porque envolve uma diversão posterior ao ato de dobrar. Para ser mais claro, o aerogami consiste em criar peças aerodinâmicas, que permitam voar ou flutuar. Bons exemplos de aerogami são os barquinhos e aviões de papel. Um lema muito interessante dos aerogamistas é "Se dobrar, tem que voar".

Origami Kirigami
O kirigami é uma variação do origami tradicional que visa construir modelos tridimensionais. Ele é muito usado pela indústria imobiliária para construir miniaturas de prédios e casas. Além disso, os praticantes dessa arte também criam peças de lugares famosos, prezando pela qualidade visual e quantidade de detalhes em cada item criado.

Origami Oribana
Como se não faltasse mais versões de origami, os japoneses juntaram as técnicas de ikebana, a arte de criar arranjos de flores, com o origami. Dessa junção, nasceram os arranjos de flores feitos em papel.

[Fonte: Lingua Japonesa]

Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário