O ano novo japonês não é exatamente uma data comemorativa, mas um período de festas e tradições completamente diferentes do mundo ocidental. Algumas vezes, eu gostaria que no Brasil as coisas fossem como no Japão. De três à sete dias de feriado já seria de bom tamanho.
Não acham?
O fato é que todas essas tradições e rituais realizados nas proximidades do ano novo japonês, são eventos com o objetivo de melhorar o relacionamento com as outras pessoas, atrair saúde e prosperidade no ano que está chegando.
Abaixo vou citar algumas tradições e rituais do ano novo japonês que acontecem antes, durante e depois do ano novo japonês.
Purifique sua vida antes do ano novo
Apesar de muitas famílias japonesas começarem estes preparativos antes mesmo do último mês do ano, muitas esperam o início de Dezembro para fazer uma grande faxina em suas residências e em suas vidas. Esse evento é conhecido como Oosouji, a grande limpeza.
Como a limpeza tem significado de purificação espiritual, a faxina não se resume aos cômodos das casas. As pessoas tentam se livrar de tudo que for negativo em suas vidas. Os funcionários das empresas ajudam na limpeza das organizações, as pessoas pagam dívidas, cumprem com suas obrigações e promessas pendentes. Além disso, os japoneses possuem um comportamento bem semelhante nos relacionamentos afetivos.
Outro significado interessante deste ritual é retirar tudo o que pode impedir a sua felicidade no próximo ano e manter o azar bem longe de sua vida.
Pureza e força num bolinho
Por volta de três dias antes do ano novo japonês, os nossos amigos orientais começam a preparar um bolinho de arroz especial conhecido como Mochi. Como o preparo deste bolinho é artesanal, muitas famílias e comunidades se reunem para prepararem o bolinho juntos.
O preparo do mochi já dá uma dica do seu significado, uma vez que o arroz é cozido, batido e depois se criam bolinhas de arroz com as mãos. Os orientais acreditam que o Mochi simbolize força e pureza.
Que tal uma árvore de ano novo japonês?
Com a chegada do ano novo, os japoneses criam o Kagamimochi, uma espécie de árvore de natal (ou de ano novo) com base em bolos de arroz e laranja.
Ela possui um bolo de arroz maior que serve como base, um menor em cima da base e uma laranja no topo. Além disso, os japoneses colocam muitos outros enfeites. Daí, no segundo domingo do ano novo, desfazem a nossa árvore de ano novo inusitada.
Os japoneses dizem que está "árvore" é oferecida a Buda e tem o significado de expressar o desejo pela felicidade e prosperidade no ano que está chegando.
O cartão de ano novo japonês
Ao contrário da nossa troca de cartões, que acontece no Natal, os japoneses trocam cartões de felicitações na virada do ano. É costume enviar os cartões para os amigos e parentes, agradecendo a atenção e tudo que fizeram no ano que passou. Além disso, os japoneses também expressam seu desejo de felicidade e prosperidade para as outras pessoas.
As regras dos cartões de ano novo japonês
Como tudo no Japão possui regras e rituais, nem os cartões de ano novo escaparam delas. Se você deseja dar um cartão para alguém (ainda dá tempo), preste atenção à estas dicas.
1. O cartão precisa ser entregue até o dia primeiro de Janeiro.
2. Os cartões geralmente possuem ilustrações que representem boa sorte, como os sete deuses da sorte ou símbolos do zodíaco japonês, principalmente o símbolo do que representa o ano que está chegando.
3. Se você pretende dar um cartão para alguém, cuja família sofreu com o falecimento de um parente, então não envie. Para ele, envie apenas um cartão com uma mensagem de solidariedade.
4. Dê importâcia para as embalagens. Os japoneses valorizam muito as embalagens dos presentes. Por isso, faça como eles e dedique um tempo para esta parte do presente também.
O ano novo japonês e três dias de quentinha...
Para os japoneses, o último dia do ano é considerado um dia de descanso. Por isso, é natural tirar o último dia de Dezembro e os três primeiros dias do ano novo japonês para descansar, relaxando sem se preocupar com mais nada.
Com um pouco de antecedência, as mulheres preparam as refeições, conhecidas como Osechi Ryouri, que são compostas de diversos pratos diferentes que serão consumidas nos dias de descanso. Aqueles que preferem mais praticidade costumam compara as refeições prontas nas lojas.
As 108 badaladas antes do ano novo japonês
Na noite do dia 31 de Dezembro, muitos japoneses se reunem nos templos budistas para ouvir as 108 badaladas dos cinos. Segundo o budismo, este ritual serve para lembrar as pessoas dos 108 pecados que existem no homem. Ela é conhecida como Joya no Kane e também serve como saudação para o ano novo japonês que está cada vez mais perto de chegar.
Ao que pude perceber, estes são so principais fatos e rituais que acontecem antes do ano novo japonês. Achou que são muitos? Ainda tem muito mais, infelizmente este poste acaba aqui.
Referência e Imagens: Língua Japonesa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário