Samurais???

15:37 / Postado por Peterson /

Um assunto que traz tambem muita curiosidade ,são os samurais.
Quem foram esses personagens e o que representaram é o que muitos perguntam.
Há quem ache que eles nunca existiram e são meros personagens do folclore japones.
Ledo engano…
Hoje realmente eles apenas fazem parte da história do Japão,
mas há centenas de anos atrás, eles tinham um papel muito importante na sociedade niponica, eram tidos como mártires.


O que eram os Samurais

Os samurais eram guerreiros japoneses que defendiam os daimio (senhores feudais). Em japonês, a palavra samurai significa “aquele que serve”. Foi entre os séculos XII e XIV que ganharam grande importância e prestigio na sociedade.

Os samurais tinham que seguir um código (chamado Bushido) de conduta e ética muito rígido. De acordo com o código, os samurais deveriam ser leais, resistentes, corajosos e disciplinados.

A espada era o símbolo máximo dos samurais. Estes se preparavam desde a infância, recebendo treinamentos dos mestres mais experientes.

Nos séculos XV e XVI, muitos samurais utilizaram as experiências militares e as qualidades adquiridas para se dedicarem à administração de negócios nas áreas de comércio e agricultura.

No século XIX, com a restauração imperial (dinastia Meiji), ocorreu o fim do feudalismo no Japão. Os samurais foram perdendo prestígio e força. Em 1870, ocorreu uma revolta de samurais, porém foi fortemente reprimida pelo exército imperial do Japão.

A Prática do Kendo

A prática do Kendo não se limita ao manejo da Shinai (espada de bambu), Bokuto (espada de madeira) ou Katana (espada longa japonesa), mas a prática e cultivo do Reigi (etiqueta) e do espírito.

O Ken (espada, técnica) é estudado de duas formas: O Kendo com shinai (espada de bambu) e o Kendo Kata, onde é usado o bokuto (espada de madeira maciça) ou o Katana (espada real, com lâmina).

A prática e o ensino do Kendo não pode assumir caráter profissional ou comercial. Isso é: não é permitida a cobrança para o ensino do Kendo, salvo a quantia necessária a manutenção do Dojo (academia). Sendo essa uma Regra internacional determinada pela IKF.


O que é Kendo?

Kendo significa a “natureza (Riho) da espada”, a qual foi auto-ensinada e adquirida pelos Samurais japoneses (guerreiros) por meio de sua experiência em muitas batalhas utilizando a espada. Portanto, o aprendizado do Kendo significa aprender a natureza da espada. Para entender, é importante estudar o espírito do Samurai o qual está inserido na natureza da espada. E para aprender esse espírito, é preciso aprender a usar a espada em treinos rígidos. Esta é a razão pela qual o objetivo do Kendo é geralmente referido com “o caminho para desenvolver o indivíduo”.

Uma perspectiva da origem do Kendo

Batalhas com o uso de espadas começaram com a descoberta do ferro e desenvolvimento da espada de ferro. A forma das espadas de ferro e suas maneiras de manusear têm mudado com o decorrer dos tempos.

Para começar, culturas de várias regiões influenciavam umas as outras por meio do transporte e troca de bens e pessoas e, eventualmente, desenvolviam-se em um período de tempo. E, gradualmente, tornaram-se uma cultura que se tornou conhecida pelo mundo, através das raças e fronteiras.

A partir desse ponto de vista, é um pouco difícil ou até ridículo afirmar que uma cultura em particular se desenvolveu de uma era particular e se originou a partir de um país em particular. Do mesmo modo, não há exceção no Kendo. Vários tipos de habilidades (academias) com espadas foram fundados e desenvolvidas em diversas partes do mundo. Entretanto, o Kendo que nós conhecemos hoje, como é explicado em “A história do Kendo”, tem um longo retrospecto de desenvolvimento no Japão.

A breve história do Kendo

No meio do décimo século (Heian Era) do Japão, as espadas que apresentavam características originais do Sori (uma lâmina levemente arqueada) e do Shinogi (com saliências na lâmina) eram produzidas e se tornavam a principal arma usada nos campos de batalha. Essas espadas simbolizavam o espírito do Samurai. A partir daí, é dito que a espada japonesa carrega a mente do Samurai e tem se desenvolvido e prosperado como um trabalho de arte que representa a força e a beleza da verdadeira “mente”.

Durante o 15º e 16º séculos (durante a era de estados guerreiros e da primitiva Era Tokugawa), muitas escolas de Kenjutsu se estabeleceram e, no 18º século (no meio da Era Tokugawa), o Kendo-gu foi desenvolvido. Em resultado, um novo treinamento de Kenjutsu utilizando shinai (espada de bambu) foi estabelecido, e um novo tipo de competição de Kenjutsu ganhou popularidade nos Dojos locais, espalhando-se pelo país na metade do século 19 (por volta do término da Era Tokugawa). No início do século 20 (após a Restauração Meiji e o início da Era Taisho), esse tipo de treinamento era conhecido como Gekiken ou o Kenjutsu foi renomeado Kendo. E o Kendo era o representante do Budo o qual era baseado no espírito do Samurai japonês. Dessa maneira, o Kendo que conhecemos hoje é o Kendo que se desenvolveu ao longo desse processo histórico.

Fonte: Japão em Foco

Marcadores: