Gêneros

00:14 / Postado por Peterson /

Gekigá



Gekigá ("figuras dramáticas") é o termo em japonês usado para definir um tipo mais adulto de mangá, voltado para públicos amadurecidos, sendo um estilo que pode retratar tanto temas reais quanto fictícios.

Foi criado por Yoshihiro Tatsumi e mais tarde adotado por outros artistas japoneses de uma linha mais séria de mangá que não queriam que suas obras fossem reconhecidas como tal, numa referência quase perjorativa do termo "mangá", a que chamavam de "desenhos irresponsáveis". Assim como Will Eisner havia criado o termo graphic novel para diferenciar trabalhos mais sérios de arte sequencial dos quadrinhos comuns ou populares, esses novos artistas japoneses criaram o termo gekigá para designar trabalhos mais adultos dentro dos quadrinhos nipônicos.

Yoshihiro Tatsumi começou a publicar seus gekiga em 1957. Essas revistas eram bem diferentes da maioria dos mangás da época, que tinham um público-alvo infantil. Essas figuras dramáticas não vieram da leva popular de publicações aquecida por Osamu Tezuka em Tóquio, mas de bibliotecas públicas de Osaka. Essas instituições toleravam publicar e alugar ou vender trabalhos mais experimentais e ofensivos, em contraste com a onda infanto-juvenil de Tezuka.

Com um traço pesado, é um estilo não muito difícil de ser identificado: tramas psicológicas, busca de lei e ou vingança, armas (de fogo, espadas, adagas e tonfas), sangue, mortes, guerras, flashbacks, máfia, brigas de rua, drogas, corrupção, entre outros, são alguns elementos que o caracterizam.

Alguns críticos[quem?] mais radicais chegam a afirmar que gekigá não se resume aos mangás, mas é um estilo de vida de várias pessoas.

Shonen



Shonen em japonês significa garoto, já em relação aos animes e mangás tem um significado mais abrangente. Obras caracterizadas como Shonen (histórias voltadas para pessoas do sexo masculino, porém podem ser vistas por garotas e geralmente também, por qualquer idade) na maioria das vezes deixam os sentimentos um pouco de lado e prezam bastante a amizade e a atividade em equipe, em que o objetivo sempre pode ser alcançado com trabalho duro. O enredo quase sempre mostra cenas de ação e até mesmo de semi-nudez das personagens femininas, prezando bastante a comédia.
No Japão, a mais conhecida das revistas que publicam mangás do estilo Shonen é a Shonen Jump, bastante conhecida por já ter publicado Dragon Ball, e atualmente (2006/2007), Naruto, Bleach e One Piece.

Shoujo



Shoujo do japonês moça, o termo Shoujo designa animes e mangás voltados para o público feminino, porém, não somente a ele. Geralmente apresentam histórias de romance e um pouco de comédia, em que as personagens quase sempre são da mesma idade do público alvo, os adolescentes. As mais conhecidas obras Shoujos no Brasil provavelmente são Sailor Moon e Sakura Card Captors, ambas exibidas na TV aberta.


Tokusatsu


Tokusatsu é o termo usado no Japão para definir séries Live Action. Os exemplos mais conhecidos pelos Brasileiros são as séries Jaspion, Changeman, Jiraiya, Jiban e várias outras. No Japão, essas séries são lançadas anualmente e fazem muito sucesso. No Brasil, fizeram muito sucesso, mas andam um pouco esquecidas atualmente. Mas Tokusatsu não se restringe apenas a séries de Super Heróis, exitem vários outros tipos de Tokusatsu. Para se ter uma ideia mais abrangente, o Tokusatsu está para os seriados Norte americanos assim como o Anime está para o Cartoon.
Muitos tokusatsus são pegos como modelo para várias séries dos Estados Unidos, como por exemplo, os vários tokusatsus produzidos recentemente no Japão, quando vêm para o ocidente, geralmente ganham o título de Power Rangers "saga". Os fãs de animes, que também gostam de tokusatsus, na maioria das vezes não gostam das "cópias" norte-americanas.
Exemplo: Ultraman (Ultraman Cosmos), Super Sentai (Changeman, Flashman, etc.), Metal-Heroes (Jaspion, Spielvan, Jiraya, etc.), Kamen Rider (Kamen Rider Black, Kamen Rider Kuuga, etc.) e Outros.

Créditos: Animepédia

Marcadores: